Iom Haatzmaut

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

(Stock Photo)
Iom Haatzmaut, 72 anos do Estado de Israel, abril de 2020.

O Dia da Independência de Israel marca o estabelecimento do moderno Estado de Israel, no dia 14 de maio de 1948, 5 de Yiar de 5708.

Era um final de tarde de 6a feira, pouco antes do início do Shabat, quando, em Tel Aviv, juntamente com as demais lideranças do chamado Conselho do Povo, David Ben Gurion – então futuro Primeiro-Ministro de Israel – emitiu a Declaração do Estado de Israel. Esta foi reconhecida pela União Soviética, Estados Unidos, Brasil e pela maioria dos países membros da ONU, mas não pelos estados árabes vizinhos.

Comemoração em Israel

Na véspera de Iom Haatzmaut, celebrantes e lideranças políticas se reúnem no Monte Herzl, em Jerusalém, para uma cerimônia com discursos e desfile militar, encerrada com o acendimento de doze tochas em memória das doze tribos de Israel. Os israelenses tomam as ruas do país para assistir concertos de música ao ar livre, fazem festas e assistem a fogos de artifício. Os amigos e as famílias se reúnem no dia seguinte, geralmente nos parques e nas reservas naturais, para fazer churrasco, visitam museus e outras atrações que permanecem abertas gratuitamente ao público.

Também é costume em Iom Haatzmaut os adolescentes participarem de campeonatos de Ḥidon Tanaḥ – com perguntas sobre a Bíblia Judaica. Também nesta data realiza-se o Prêmio Israel, a maior honraria do país – espécie de Prêmio Nobel nacional, quando são premiados em Jerusalém aqueles e aquelas que se destacam nos mais variados campos das ciências e das artes.

Sugestões para celebrar Iom Haatzmaut

– Promova uma festa ou um jantar especial para celebrar a ocasião. Encontre uma receita israelense que lhe agrada! Nestes dias de quarentena, uma super festa por Zoom, com vídeos sobre o Estado de Israel, sua história, principais cantores e cantoras… as opções são inúmeras.

– Mude a sua imagem de perfil do Facebook por uma com a bandeira de Israel ou deseje mazal tov e felicidades a Israel nas mídias sociais para compartilhar o seu amor pelo Estado de Israel.

– Faça atividades manuais de Yom Haatzmaut com seus filhos e filhas, como a criação de bandeiras, cataventos comemorativos ou o que a sua imaginação criar.

– Considere fazer de Iom Haatzmaut um dia sagrado em sua comunidade. Já há hoje modelos de “Meguilat Haatzmaut” e “Maḥzor de Iom Haatzmaut” para se inspirar. Converse com o seu rabino e com a diretoria da sua comunidade a respeito.

Veja mais em  http://www.reformjudaism.org/yom-haatzmaut-history-customs#sthash.c8XZWaW7.dpuf[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]