Judaísmo Liberal


Nossos Valores e Nossa Missão

Em seus quase 100 anos de existência, a Congregação Israelita de São Paulo, Templo Beth-El tem uma longa história na comunidade judaica que combina tradição e modernidade.

Entendemos o Judaísmo como o mosaico vivo de crenças e práticas do Povo Judeu.

Estas crenças e práticas – herdadas, transformadas e transmitidas de geração em geração – geram constantemente a formulação de perguntas e a busca de respostas que busquem lidar com os desafios de cada momento histórico.

O passado é um tempo e lugar de referência.

Combinamos a nossa rica tradição milenar com o processo de construção religiosa do Judaísmo Liberal, a partir das referências espirituais e do modo criativo com que nossos rabinos interpretam e transmitem os ensinamentos da Torá em seu sentido mais amplo.

Em nossa congregação, a espiritualidade e a religião judaica convivem em harmonia com o pensamento secular.

Dentro da nossa congregação convivem diversas formas de pensar e sentir o contato com o Divino. Acreditamos na universalidade do Judaísmo, com seus valores éticos e religiosos.

Nossa congregação se propõe a ser um espaço igualitário de acolhimento para que judeus e judias, sem qualquer tipo de discriminação, possam vivenciar práticas espirituais judaicas transformadoras, baseadas nos estudos, nas rezas comunitárias e nas práticas de tikun olám, para fazermos com que a nossa sociedade seja mais justa, amorosa e solidária.

Quando nos encontramos para rezar juntos, seja em Kabalát Shabat, Shacharit de Shabat, na Havdalá, nas demais festividades religiosas e mesmo durante a semana, incorporamos e valorizamos a música como elemento essencial para elevar nossas orações e nutrir nossas almas.

Nossa prática comunitária se baseia na participação das famílias nas diversas atividades religiosas, educacionais, culturais e sociais.

Acompanhamos nossos membros em todos os momentos do ciclo da vida: seja nas cerimônias de casamento, nascimento (Brit Milá e Simchát Bat), Bar e Bat Mitzvá, como também nos momentos difíceis de doença e luto.

Acreditamos no direito inquestionável do povo judeu de ter o seu lar na Terra de Israel e, como judeus e judias sionistas, estamos conectados e solidários com o Estado de Israel.

Convidamos a todos e todas que desejam ser parte da Beth-El a entrar em contato conosco e a nos acompanharem nesta longa jornada do Povo Judeu.